
O legado é a herança mais nobre que podemos deixar para as pessoas, afinal, nosso conhecimento e experiências ficarão eternizados. Gloria Maria, em seus mais de 50 anos de carreira, transbordava talento e simpatia, emocionando mundo afora todos que tiveram a “GLORIA” de acompanhar sua trajetória na comunicação.
Ícone da TV brasileira, a jornalista morreu aos 73 anos, em 2 de fevereiro, de 2023, no Rio de Janeiro, e teve seu corpo cremado no dia seguinte, também na capital carioca. Ela deixou duas filhas. Maria, de 15 anos, e Laura, de 14 anos.
Glória recebeu o diagnóstico de câncer de pulmão em 2019, tratado com sucesso com imunoterapia. Em seguida teve metástase no cérebro. Em 2022, deu-se início a uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais, no entanto, deixou de fazer efeito.
Gloria Maria, Pioneira e referência na comunicação brasileira
Natural do Rio de Janeiro, Gloria Maria deixou seu nome na história da comunicação no Brasil. Mais do que uma jornalista, ela foi pioneira, um modelo a ser seguido. Através do seu olhar atento, entusiasmado e sensível, testemunhamos a história e ao seu lado viajamos pelo mundo.
Na Globo desde o início dos anos 70, foi a primeira repórter a participar ao vivo no Jornal Nacional, apresentou a primeira transmissão em HD da televisão brasileira. Mas, não para por aí…. Visitou mais de 100 países em suas reportagens, protagonizando momentos históricos e inesquecíveis.
Corajosa e destemida, ela começou a carreira durante a ditadura militar no Brasil. Em 1982, cobriu a Guerra das Malvinas. Tornou-se a primeira mulher brasileira a cobrir uma guerra.
A jornalista eternizou seu nome atuando no Jornal Hoje, no RJTV e no Bom Dia Rio, onde foi a escolhida para realizar a primeira reportagem do matinal local, há 40 anos, sobre a febre das corridas de rua. Também fez história no Jornal Nacional, Fantástico e Globo Repórter.
No Jornal Nacional, foi a primeira repórter a aparecer ao vivo, em 1977. Cobriu a posse de Jimmy Carter em Washington e, no Brasil, durante o período militar, entrevistou chefes de estado, como o ex-presidente João Baptista Figueiredo.
No Fantástico, visitou mais de 100 países, passando pela Europa, África e parte do Oriente.
Após dez anos no Fantástico, Glória Maria, dedicou dois anos para realizar projetos pessoais, como as viagens à Índia e à Nigéria, onde trabalhou como voluntária. Em 2010, retornou a globo e integrou a equipe do Globo Repórter, último programa do qual fez parte.
Fruto do seu trabalho e envolvimento em causas sociais, em 1998, a jornalista foi convidada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Juventude (Unicef) para ser uma das apresentadoras de um concerto beneficente para a Etiópia.
Em 2008, ela recebeu uma homenagem da Câmara Municipal do Rio de Janeiro com a Medalha Chiquinha Gonzaga, uma honraria dada a personalidades femininas que reconhecidamente tenham se destacado em prol das causas democráticas, humanitárias, artísticas e culturais.
Entrevistas históricas
Com mais de cinco décadas de carreira, a jornalista entrevistou celebridades como, Michael Jackson, Freddie Mercury, Elton John, Mick Jagger, Harrison Ford, Leonardo DiCaprio e Madonna.
Freddie Mercury
Em 1985, na estreia do Rock in Rio, a jornalista entrevistou Freddie Mercury. Ela acompanhou a chegada da banda Queen do heliponto.
Michael Jackson
O encontro o astro americano, Michael Jackson, aconteceu em 1996, durante a passagem do cantor pelo Brasil. A reportagem foi exibida no Fantástico, em fevereiro do mesmo ano.
Madonna
Gloria Maria entrevistou em 2005, Madonna. Ao Memória da Globo, ela contou que, ao chegar ao local da entrevista, foi informada que teria apenas quatro minutos com a cantora. Mas, logo no início da conversa, Madona a tranquilizou e disse que teriam o tempo que fosse necessário.
Elton John
Com o Fantástico, em 2011, entrevistou o cantor inglês em sua casa, na Inglaterra. Durante a entrevista, o musico falou sobre sua vida amorosa, carreira, problemas com drogas e futebol.
Mick Jagger
No Rio de Janeiro, em 1984, entrevistou Mick Jagger, durante o período que o astro visitou o país para gravar um videoclipe de seu primeiro trabalho solo. A conversa foi exibida no Jornal Nacional.
Harrison Ford
Em 2020, a jornalista compartilhou em seu Instagram um trecho da entrevista com o ator Harrison Ford. Na legenda, ela dizia que a conversa já tinha mais de 20 anos.
Paulo Coelho
Também para o Fantástico, em 2006, na primeira reportagem da série “Sibéria, a missão de um mago”, Glória Maria embarcou em uma viagem ao lado do escritor Paulo Coelho, no trajeto da ferrovia transiberiana até Moscou.
Nicole Kidman
Em 2001, a brasileira entrevistou a atriz na Austrália para o lançamento do filme “Moulin Rouge”.
Maternidade e sonho realizado

Em 2009, após uma temporada na Bahia, Gloria Maria adotou Maria, hoje com 15 anos e Laura, com 14.
O processo de adoção teve duração de 11 meses. Nesse período, para ficar mais próxima das crianças, a jornalista mudou para o estado da Bahia, até a finalização da análise dos documentos.
Gloria tinha uma relação de amor com a Bahia. Em 2019, a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) apresentou um pedido na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para que a jornalista recebesse o título de cidadã baiana.
De acordo com Olívia Santana, com a morte da jornalista, o pedido de título será revisto e uma homenagem póstuma será feita na Alba:
“Eu lamento que a Assembleia não tenha conseguido aprovar o título dela. São muitos limites que a gente encontra na aprovação de projetos, de autoria de deputados e deputadas, nós temos menos sessões para esse tipo de aprovação, mas vamos manter esse compromisso, fazer uma homenagem póstuma à Glória Maria na Assembleia Legislativa da Bahia, com certeza. ”
Homenagens
Gloria Maria era admirada e respeitada por todos que acompanharam a sua trajetória. Dos colegas de profissão aos telespectadores. Após a notícia do seu falecimento, por meio das redes sociais, personalidades renderam uma série de homenagens a jornalista.
Ivete Sangalo
Gilberto Gil
Pedro Bial
William Bonner
Maria Júlia Coutinho
ACM Neto
Poliana Abritta
Cid Moreira
Ana Maria Braga
Lázaro Ramos
Taís Araujo
Ícaro Silva
Ilze Scamparini
Emicida
Ary Fontoura
Fafá de Belém
Sandra de Sá
Djavan
Zeca Pagodinho
Zezé Motta
Sandy
Bruno Gagliasso
Thiaguinho
Tiago Leifert
Pequena Lô
Ana Paula Santos
Aniella Franco
Maria Gal
Renê Silva
Preta Ferreira
Rashid
Erika Hilton
Belo
Valesca Popozuda
Daniela Mercury
Margareth Menezes
Carlinhos Brown
Maria Bethânia
Cláudia Leitte
Rita Batista
Lumena Aleluia
Olodum
Jerônimo Rodrigues
Jaques Wagner
Olívia Santana
Bruno Reis
Maria Marighella
Ednaldo Rodrigues / CBF
Rui Costa

Sobre o Autor
0 Comentários